Entrevista concedida pelo Prof. Ricardo W. das Chagas Lucas, Fisioterapeuta, Mestre em Ciências do Movimento Humano, em 27 de Dezembro de 2010, para a Assessoria de Comunicações da UNIWALLACE.

ASSUNTO – ASSESSORIA METABÓLICA

AC:Gostaria que o Senhor nos explicasse o que exatamente é a Assessoria Metabólica.
Prof. Ricardo Lucas: Para que possamos entender do que se trata a Assessoria Metabólica é necessário inicialmente ser dito que existe uma busca da população, por procedimentos mais científicos e menos populares no trato de sua saúde. E em função disto é que estamos percebendo um crescimento pela busca da Assessoria Metabólica, que se trata de um procedimento multiprofissional que objetiva, dentre outros temas, da promoção de um emagrecimento controlado e duradouro.

AC: Então é uma técnica científica para emagrecimento?
Prof. Ricardo Lucas: Podemos dizer genericamente que é um procedimento científico, e multiprofissional, para melhora da saúde, onde na maior parte dos indivíduos o emagrecimento se faz necessário.

AC:Entendo, pois na realidade a maioria das pessoas está fora do peso e em conseqüência disto a saúde pode estar comprometida, como sabemos. Mas Prof. Ricardo Wallace, por que multiprofissional? Não é responsabilidade do profissional de Nutrição promover condutas que emagreçam?
Prof. Ricardo Lucas: As pesquisas demonstram que para se atingir um patamar ideal de “peso ideal”, na maioria dos clientes é necessário empreender ao menos com alterações no consumo alimentar e no gasto calórico diário. Sendo assim, há necessidade de um entrosamento mais próximo dos profissionais que lidam com o movimento humano, e dos profissionais que lidam com a nutrição humana. Ou seja, ambos devem saber como se ajudar para o objetivo final, que normalmente é o emagrecimento do cliente.

AC: Mas já não existem várias clínicas multiprofissionais que oferecem emagrecimento?
Prof. Ricardo Lucas: Sim. Mas o que observamos é que nestas clínicas (não todas, é importante que se diga isso) existem sim vários profissionais, mas o que não existe é o tratamento conjunto e interdisciplinar, ou transdisciplinar, dos seus clientes. E quando se faz a tentativa correta, falta o conhecimento científico para a positivação dos resultados. É este conhecimento científico que a Assessoria Metabólica prevê e oferece.

AC: Então podemos dizer que é impossível se emagrecer, e obter resultados duradouros, sem conhecimento científico. Estou correta?
Prof. Ricardo Lucas: Sim. E as ferramentas científicas para este fim não estão na mão de somente uma classe profissional.

AC: E quais seriam estas classes profissionais?
Prof. Ricardo Lucas: Tecnicamente seriam de profissionais que estão envolvidos com o movimento humano, se destacando os Profissionais de Educação Física e Fisioterapeutas,e os profissionais de nutrição, sabidamente os Nutricionistas.

AC: O Senhor diz então que os Fisioterapeutas estão envolvidos com o processo de emagrecimento?
Prof. Ricardo Lucas : A contribuição do Fisioterapeuta é muito grande e necessária. Pois já se sabe que o indivíduo portador de obesidade é também portador de alterações clínicas. Alterações estas demonstradas por vários sinais metabólicos, como alteração de hormônios importantes dentre outras alterações que comprometem sua mobilidade normal. Isto tanto é verdade que hoje a obesidade é considerada uma doença. Sendo assim, fica muito bem caracterizada a atuação do fisioterapeuta na obesidade.

AC: Então no processo da Assessoria Metabólica também devemos contar com o profissional de medicina?
Prof. Ricardo Lucas: Correto, pois são várias as situações onde o controle da nutrição e do exercício terapêutico vão precisar do apoio do uso de medicamentos. Em algumas situações alguns cliente já se apresentam para o tratamento de Assessoria Metabólica em uso de medicamentos, e o controle da ação destes medicamentos também fazem parte do procedimento de Assessoria.

AC: Então, quando o cliente não está em uso de medicamentos, ou com algum comprometimento clínico importante, a parte de exercício pode ser realizada tanto por um Fisioterapeuta quanto de um Profissional de Educação Física.
Prof. Ricardo Lucas: É muito interessante observar que estes profissionais, ambos formados nas ciências no movimento humano, possuem plenas condições de atuarem na Assessoria Metabólica. O que se vê na prática, é que quanto mais comprometido físico-funcionalmente, mais chance tem do atendimento de exercício ser prestado por um Fisioterapeuta que um Profissional de Educação Física. E o inverso é verdadeiro, quanto menor o comprometimento físico-funcional e o maior nível de condicionamento, mais chance tem do atendimento de exercício ser prestado por um Profissional de Educação Física.

AC: O que o Senhor considera o principal fundamento da Assessoria Metabólica?
Prof. Ricardo Lucas: É “com certeza o “Recordatório Metabólico”. Pois é a partir dele que construímos a “Posologia” da Assessoria Metabólica.

AC: E o que vem a ser esta “Posologia”?
Prof. Ricardo Lucas: Se nós entendemos que o exercício correto é a alimentação correta são considerados os “remédios” para o emagrecimento controlado e para a saúde, então é fundamental saber qual a “dose” correta a ser dada destes remédios. Não me adianta nada prescrever um exercício (ou aplicá-lo), ou prescrever um cardápio, com as doses incorretas para o estado que o cliente apresenta hoje. E isso é muito comum observarmos nos tratamentos corriqueiros de emagrecimento.

AC: E como este “Recordatório Metabólico” pode auxiliar nesta prescrição, nesta receita de exercício e de comida?
Prof. Ricardo Lucas: O Recordatório Metabólico analisa dois parâmetros fundamentais: O recordatório nutricional, e o recordatório de atividade física. O primeiro faz um rastreamento da quantidade, da qualidade e dos horários de ingesta alimentar, e o segundo rastreia o gasto calórico médio do dia do indivíduo. Com estas bases nós somos capazes de entender quanto de alimentação o indivíduo precisa para o gasto calórico que ele possui. Assim os ajustes são realizados, normalmente com um dieta de regressão calórica, e com uma progressão dos exercícios físicos. E prescrição do exercício é realizada com parâmetros de: Intensidade, Tempo de Duração do Exercício e Gasto calórico.

AC: Quer dizer que uma consulta para Assessoria Metabólica não pode ser feita em um só momento. É necessário realizar estes recordatórios?
Prof. Ricardo Lucas: Correto. Pois podemos incorrer em erro comum, que é prescrever sem saber o quanto. Ou seja, não podemos generalizar cardápios e nem podemos generalizar exercícios, pois até quando o tratamento de Assessoria Metabólica se inicia, realizamos avaliações seriadas, próximas uma das outras, para diminuirmos o erro prescricional. Então não há como prescrever inicialmente sem o conhecimento prévio destes parâmetos recordatórios

AC: Como há a interação entre os profissionais do exercício e os profissionais da nutrição?
Prof. Ricardo Lucas: Uma vez o profissional do exercício sabendo quanto que o cliente pode fazer de exercício, ele solicita ao profissional da nutrição a regressão calórica (se necessário for) para complementar o emagrecimento estipulado. E como o profissional da nutrição tem o recordatório alimentar, ele elabora o cardápio para o período pré-determinado, baseado no valor calórico necessário para auxiliar no emagrecimento, solicitado pelo profissional do exercício. Isto também pode ser feito ao contrário, quando o profissional da nutrição solicita um volume calórico necessário ao emagrecimento do cliente, tudo baseado em quilocalorias ou quilojoules.

AC: Mais uma vez agradeço a presença do Senhor , que com certeza foi esclarecedora e importante, e peço que nos deixe uma mensagem que resuma esta nossa entrevista.
Prof. Ricardo Lucas: O que posso dizer a respeito do tema é que se realmente exercício e comida são remédios, eles devem ser tomados na dose certa, e isto só é possível com uma Assessoria Metabólica.

Contato:
Consultório - Av Prof Othon Gama Deca, 900,
Centro Executivo Casa do Barão  -  Espaço Valens
(48) 3222-5373 - (48) 3304 5056  -  (48) 9916 9094
ricardowallace@hotmail.com