FACULDADE IBRATE / UNIWALLACE.
O convênio interinstitucional entre
a FACULDADE IBRATE e a UNIWALLACE produziu um formato de cursos a
distância que vem surpreendendo pela característica ímpar e pela ótima qualidade
técnica dos formandos nas diversas áreas de oferecimento.
Está claro que qualquer
modalidade de ensino, sendo a distância ou não, deve ter um conteúdo teórico
completo para a formação do aluno, e um corpo docente eficiente e eficaz no
desenvolvimento das ações pedagógicas. E a característica docente, nos cursos
EaD do IBRATE/UNIWALLACE, é o grande trunfo da formação.
Pois esta é potencializada pela forma como são desenvolvidos os conteúdos dos
cursos do referido convênio interinstitucional. O formato permite um ensino
dirigido claro, coeso, exigente e realmente voltado para os que buscam a
capacitação oferecida.
No ensino a distância oferecido
pelas instituições em referência, o Tutor deve ser um profissional capacitado
nas ferramentas pedagógicas específicas, mas antes de tudo, deve possuir grande
capacidade técnica na área em que atua. Ou seja, os professores dos cursos a
distância devem obrigatoriamente ser bons profissionais no seu mercado de
atuação. Pois, como os cursos se desenrolam a partir de um estudo
dirigido (de perguntas e respostas), somente um bom profissional tem
condições de elaborar um roteiro de aprendizado adequado aos que também querem
realizar o seu ofício. Isto quer dizer que um profissional que possui uma boa
gestão de suas atividades de trabalho, tem também capacidade de desenvolver um
roteiro técnico de questionamentos (perguntas) desenvolvedoras de aprendizado à sua formação.
Com base nestes fundamentos, os
cursos do IBRATE/UNIWALLACE não se caracterizam como cursos
“online”. Pois estes modelos de cursos dependem quase que exclusivamente do bom
funcionamento da internet, e ainda possuímos carência nacional no desempenho da
rede de computadores. Então, as capacitações (ou cursos) são oferecidas através
de um sistema EaD (educação a distância) sem ser “online”. No formato atual o
aluno utiliza um espaço virtual vinculado à Faculdade IBRATE ou à UNIWALLACE, somente para baixar o conteúdo dos cursos que em sua
maioria está disposta em formato .pdf, e para baixar a Folha de Questionamentos, que é na verdade o seu roteiro
de estudo.
Acreditamos que o segredo está na
forma como são dispostas estas perguntas (questionamentos) na referida folha.
Pois, as mesmas provocam no aluno a obrigatoriedade da revisão ao material
acadêmico. E isto faz com que o mesmo desenvolva a construção da resposta a
partir do raciocínio associativo, fixando mais prontamente o aprendizado. Ou
seja, a mudança de comportamento (aprendizado) gerada pelo estudo
dirigido, ao mesmo tempo que forma um novo conceito no aluno, projeta o
mesmo para dúvidas reais que devem ser sanadas pelo Tutor. Ou seja,
questionamentos levam a questionamentos. Quer dizer que se o professor/tutor
não possuir a capacitação mínima para sua atuação profissional, não será capaz
de propiciar um aprendizado efetivo no aluno, que não terá como produzir
dúvidas reais.
Levantamento realizado pela
Diretoria de Pós-graduação e Extensão do convênio interinstitucional IBRATE/UNIWALLACE,
verificou que as primeiras respostas dos questionamentos realizados aos alunos
em sua folha específica, são deficitárias no que diz respeito ao conteúdo que o
material acadêmico oferece. Mas, a partir da primeira linha de correções
realizada pelo professor/tutor, fica claro o perfil da mudança de comportamento
em relação às mesmas respostas. E isto é muito evidente, já que não existem
respostas que não sejam discursivas. Toda resposta é construída exigindo uma
grafia adequada e uma concatenação de ideias potencializadas pelas ponderações
(correções) direcionadas pelo Tutor.
Também é interessante o baixo
número de alunos desistentes neste formato de curso. Pois, mesmo que o aluno
tenha apresentado dificuldades no início de suas respostas, há prazo suficiente
oferecido para o amadurecimento de sua linha de raciocínio e consequentemente
de suas respostas. Um curso de 30 (trinta) questionamentos para o estudo
dirigido possui até 30 (trinta) dias para a sua conclusão. Desta forma, se levarmos em
consideração que o aluno responda uma pergunta por dia, possuirá tempo suficiente
para o seu estudo. Veja as orientações prévias que os alunos matriculados nos
cursos EaD do convênio interinstitucional:
ORIENTAÇÕES
1. Este curso é
formatado seguindo a Metodologia de Estudo Dirigido. Para tanto é composto de
um conjunto de arquivos e de 30 (trinta) questionamentos (perguntas)
norteadores do aprendizado. Estas perguntas devem ser respondidas em até 30
(trinta) dias do primeiro acesso, explorando os arquivos anexados. Acessando
inicialmente a FOLHA DE QUESTIONAMENTOS nos arquivos do Curso.
2. Você necessita
remeter todas as respostas para e-mail do seu Tutor, necessitando a conclusão
de todas para esta remessa. Ou seja, não pode ir respondendo e
remetendo.
3. Você deve responder
de forma discursiva, não em modalidade de tópicos e evitando cópia recortada.
4. O Tutor analisa as
respostas, possibilitando as seguintes ponderações:
- RESPOSTAS ADEQUADAS – São respostas completas, que não necessitam nenhuma adição.
- RESPOSTAS SATISFATÓRIAS – São boas respostas, as quais o Tutor fará complementações.
- RESPOSTAS INADEQUADAS – São respostas erradas, para as quais serão solicitadas correções. Sempre que a resposta for sinalizada com esta ponderação, você deverá refazer a questão e reenviar ao Tutor.
5. O Tutor deverá
utilizar marcador “AMARELO” para chamar atenção dos seus termos
inadequados ou grafados incorretamente, e fará as suas ponderações em “VERMELHO”.
6. A Folha de
Questionamentos deve receber suas respostas e as ponderações do Tutor, e você
deve escrever suas respostas no espaço destinado para tal, com fonte
arial, não negritada, cor preta, tamanho 10,
espaçamento 1,15 com espaço antes e depois do parágrafo.
7. Cada vez que você for
enviá-la ao Tutor deverá ser salvá-la como Folha de Respostas Nr 01, e
este deve ser o assunto no seu e-mail. Não precisa reenviar as respostas
corretas a partir da primeira remessa, e as respostas a serem corrigidas devem
ser escritas no mesmo local, substituindo as incorretas. O Tutor te enviará
como Folha de Correções Nr 01.
8. Caso necessite nova
correção deverá salvá-la como Folha de Respostas Nr 02, e o Tutor
te retornará como Folha de Correções Nr 02.
9. Após esta segunda
correção pelo Tutor, caso existam ainda respostas inadequadas o Curso é
encerrado e o Tutor lança sua nota no Diário de Classe e te informa, enviando a
mesma ao seu e-mail. Será considerado aprovado no Módulo caso obtenha conceitos
iguais ou maiores que 70% de nas respostas dos Questionamentos.
10. Não atingindo conceito
satisfatório no Curso, o Tutor envia ao seu e-mail mais 10 (dez) questões
complementares como critério de recuperação.
11. Caso não obtenha níveis
satisfatórios novamente, será considerado como rendimento não satisfatório,
devendo refazê-lo, pagando 30% do valor do mesmo.
12. Em caso de dúvidas faça
contato diretamente com a Coordenação do Ambiente Virtual.
Assim, com o formato de cursos EaD
apresentado o convênio interinstitucional IBRATE/UNIWALLACE foca a capacitação do aluno
na figura do professor/tutor, e no interesse do próprio aluno, cuja interação
acontece um-a-um. Esta modalidade de curso não permite então a produção de
cursos em massa, pois é priorizada a dúvida individual dos alunos. Ou seja, os
cursos são personalizados. Acreditamos então, que somando esta característica às
características peculiares apresentadas anteriormente, possamos entender os
referenciais positivos que os cursos vem apresentando, e possamos contribuir para a diminuição da carência de profissionais em nossa área de atuação.
Profª Naudimar Di Pietro
Profª Sandra Silvério
Prof. Ricardo W. das Chagas Lucas
Diretoria de Pós-graduação e
Extensão
Convênio Interinstitucional IBRATE/UNIWALLACE