SUCESSO DOS CURSOS EaD DA 
FACULDADE IBRATE / UNIWALLACE.

O convênio interinstitucional entre a FACULDADE IBRATE e a UNIWALLACE produziu um formato de cursos a distância que vem surpreendendo pela característica ímpar e pela ótima qualidade técnica dos formandos nas diversas áreas de oferecimento. 

Está claro que qualquer modalidade de ensino, sendo a distância ou não, deve ter um conteúdo teórico completo para a formação do aluno, e um corpo docente eficiente e eficaz no desenvolvimento das ações pedagógicas. E a característica docente, nos cursos EaD do IBRATE/UNIWALLACE, é o grande trunfo da formação. Pois esta é potencializada pela forma como são desenvolvidos os conteúdos dos cursos do referido convênio interinstitucional. O formato permite um ensino dirigido claro, coeso, exigente e realmente voltado para os que buscam a capacitação oferecida.

No ensino a distância oferecido pelas instituições em referência, o Tutor deve ser um profissional capacitado nas ferramentas pedagógicas específicas, mas antes de tudo, deve possuir grande capacidade técnica na área em que atua. Ou seja, os professores dos cursos a distância devem obrigatoriamente ser bons profissionais no seu mercado de atuação. Pois, como os cursos se desenrolam a partir de um estudo dirigido (de perguntas e respostas), somente um bom profissional tem condições de elaborar um roteiro de aprendizado adequado aos que também querem realizar o seu ofício. Isto quer dizer que um profissional que possui uma boa gestão de suas atividades de trabalho, tem também capacidade de desenvolver um roteiro técnico de questionamentos (perguntas) desenvolvedoras de aprendizado à sua formação.

Com base nestes fundamentos, os cursos do IBRATE/UNIWALLACE não se caracterizam como cursos “online”. Pois estes modelos de cursos dependem quase que exclusivamente do bom funcionamento da internet, e ainda possuímos carência nacional no desempenho da rede de computadores. Então, as capacitações (ou cursos) são oferecidas através de um sistema EaD (educação a distância) sem ser “online”. No formato atual o aluno utiliza um espaço virtual vinculado à Faculdade IBRATE ou à UNIWALLACE, somente para baixar o conteúdo dos cursos que em sua maioria está disposta em formato .pdf, e para baixar a Folha de Questionamentos, que é na verdade o seu roteiro de estudo.

Acreditamos que o segredo está na forma como são dispostas estas perguntas (questionamentos) na referida folha. Pois, as mesmas provocam no aluno a obrigatoriedade da revisão ao material acadêmico. E isto faz com que o mesmo desenvolva a construção da resposta a partir do raciocínio associativo, fixando mais prontamente o aprendizado. Ou seja, a mudança de comportamento (aprendizado) gerada pelo estudo dirigido, ao mesmo tempo que forma um novo conceito no aluno, projeta o mesmo para dúvidas reais que devem ser sanadas pelo Tutor. Ou seja, questionamentos levam a questionamentos. Quer dizer que se o professor/tutor não possuir a capacitação mínima para sua atuação profissional, não será capaz de propiciar um aprendizado efetivo no aluno, que não terá como produzir dúvidas reais.

Levantamento realizado pela Diretoria de Pós-graduação e Extensão do convênio interinstitucional IBRATE/UNIWALLACE, verificou que as primeiras respostas dos questionamentos realizados aos alunos em sua folha específica, são deficitárias no que diz respeito ao conteúdo que o material acadêmico oferece. Mas, a partir da primeira linha de correções realizada pelo professor/tutor, fica claro o perfil da mudança de comportamento em relação às mesmas respostas. E isto é muito evidente, já que não existem respostas que não sejam discursivas. Toda resposta é construída exigindo uma grafia adequada e uma concatenação de ideias potencializadas pelas ponderações (correções) direcionadas pelo Tutor.

Também é interessante o baixo número de alunos desistentes neste formato de curso. Pois, mesmo que o aluno tenha apresentado dificuldades no início de suas respostas, há prazo suficiente oferecido para o amadurecimento de sua linha de raciocínio e consequentemente de suas respostas. Um curso de 30 (trinta) questionamentos para o estudo dirigido possui até 30 (trinta) dias para a sua conclusão. Desta forma, se levarmos em consideração que o aluno responda uma pergunta por dia, possuirá tempo suficiente para o seu estudo. Veja as orientações prévias que os alunos matriculados nos cursos EaD do convênio interinstitucional:

ORIENTAÇÕES
1.  Este curso é formatado seguindo a Metodologia de Estudo Dirigido. Para tanto é composto de um conjunto de arquivos e de 30 (trinta) questionamentos (perguntas) norteadores do aprendizado. Estas perguntas devem ser respondidas em até 30 (trinta) dias do primeiro acesso, explorando os arquivos anexados. Acessando inicialmente a FOLHA DE QUESTIONAMENTOS nos arquivos do Curso.
2.  Você necessita remeter todas as respostas para e-mail do seu Tutor, necessitando a conclusão de todas para esta remessa. Ou seja, não pode ir respondendo e remetendo.
3.  Você deve responder de forma discursiva, não em modalidade de tópicos e evitando cópia recortada.
4.  O Tutor analisa as respostas, possibilitando as seguintes ponderações:
  • RESPOSTAS ADEQUADAS – São respostas completas, que não necessitam nenhuma adição.
  • RESPOSTAS SATISFATÓRIAS – São boas respostas, as quais o Tutor fará complementações.
  • RESPOSTAS INADEQUADAS – São respostas erradas, para as quais serão solicitadas correções. Sempre que a resposta for sinalizada com esta ponderação, você deverá refazer a questão e reenviar ao Tutor.

5.  O Tutor deverá utilizar marcador “AMARELO” para chamar atenção dos seus termos inadequados ou grafados incorretamente, e fará as suas ponderações em “VERMELHO”.
6.  A Folha de Questionamentos deve receber suas respostas e as ponderações do Tutor, e você deve escrever suas respostas no espaço destinado para tal, com fonte arial, não negritada, cor preta, tamanho 10, espaçamento 1,15 com espaço antes e depois do parágrafo.
7.  Cada vez que você for enviá-la ao Tutor deverá ser salvá-la como Folha de Respostas Nr 01, e este deve ser o assunto no seu e-mail. Não precisa reenviar as respostas corretas a partir da primeira remessa, e as respostas a serem corrigidas devem ser escritas no mesmo local, substituindo as incorretas. O Tutor te enviará como Folha de Correções Nr 01.
8.  Caso necessite nova correção deverá salvá-la como Folha de Respostas Nr 02, e o Tutor te retornará como Folha de Correções Nr 02.
9.  Após esta segunda correção pelo Tutor, caso existam ainda respostas inadequadas o Curso é encerrado e o Tutor lança sua nota no Diário de Classe e te informa, enviando a mesma ao seu e-mail. Será considerado aprovado no Módulo caso obtenha conceitos iguais ou maiores que 70% de nas respostas dos Questionamentos.
10. Não atingindo conceito satisfatório no Curso, o Tutor envia ao seu e-mail mais 10 (dez) questões complementares como critério de recuperação.
11. Caso não obtenha níveis satisfatórios novamente, será considerado como rendimento não satisfatório, devendo refazê-lo, pagando 30% do valor do mesmo.
12. Em caso de dúvidas faça contato diretamente com a Coordenação do Ambiente Virtual.

Assim, com o formato de cursos EaD apresentado o convênio interinstitucional IBRATE/UNIWALLACE foca a capacitação do aluno na figura do professor/tutor, e no interesse do próprio aluno, cuja interação acontece um-a-um. Esta modalidade de curso não permite então a produção de cursos em massa, pois é priorizada a dúvida individual dos alunos. Ou seja, os cursos são personalizados. Acreditamos então, que somando esta característica às características peculiares apresentadas anteriormente, possamos entender os referenciais positivos que os cursos vem apresentando, e possamos contribuir para a diminuição da carência de profissionais em nossa área de atuação.


Profª Naudimar Di Pietro
Profª Sandra Silvério
Prof. Ricardo W. das Chagas Lucas

Diretoria de Pós-graduação e Extensão

Convênio Interinstitucional IBRATE/UNIWALLACE